Bem Vindos

Espaço para notícias, críticas e opniões.

Destino

Tenha sempre bons pensamentos Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras Porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações Porque as suas ações se tranformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos Porque os seus hábitos se transformam em seus valores. Tenha bons valores Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatima Ghandi

terça-feira, 2 de março de 2010

Resultado da queda do diploma para jornalistas: começa a bandalheira

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco

Justiça concede carteira de jornalista para pastor Edir Macedo*


Era só o que faltava! O desembargador Fernandes Marques, do Tribunal Regional Federal, determinou que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio expeça Carteira de Identidade Profissional de Jornalista em nome do bispo Edir Macedo, líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus.


A decisão do desembargador, proferida em 26 de agosto de 2009, atende a um recurso de apelação em mandado de segurança impetrado por Edir Macedo para tentar obter a carteira de jornalista, negado em sentença proferida, em primeira instância, em 13 de março de 2001, no mesmo ano em que o líder religioso encaminhou o pedido à Justiça.


Paralisado desde então, o mandado de segurança foi concedido integralmente no ano passado pelo Tribunal de Regional Federal, em segunda instância, baseado na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 17 de junho de 2009 extinguiu a obrigatoriedade de diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista.


No esclarecimento que está encaminhando ao TRF, o advogado do Sindicato, Walter Monteiro, explica que existe uma série de exigências para serem cumpridas e que aguarda o pronunciamento do TRF para saber como proceder diante da decisão.



Explicações



O advogado lembra que o bispo Edir Macedo, quando impetrou o mandado de segurança em 2001, informou que possuía um registro especial de "jornalista colaborador", embora hoje não exista mais esta função nem a obrigação de diploma de nível superior para se exercer o jornalismo.


Destaca, no entanto, que "não é verdade que o registro profissional tenha deixado de existir - até para continuar dando algum sentido à identificação do jornalista, como é a intenção do impetrante (Edir Macedo)".


Na opinião de Walter Monteiro, agora o bispo deve obter um registro de jornalista no Ministério do Trabalho e não apenas um registro especial de colaborador, "que era facultado aos não portadores de diploma antes da inconstitucionalidade da decretação desta exigência".


No pedido de esclarecimento à Justiça, o advogado do Sindicato observa que a carteira é um documento legal de identidade, com validade de três anos, emitida em formato digital com um chip, além de assinalar que Edir Macedo precisa comparecer pessoalmente ao Sindicato, com fotos, RG e CPF.


* Texto publicado pelo site O Jornalista (Sindidato dos Jornalistas de São Paulo). Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.





Justiça obriga Sindicato a filiar não-diplomado*



O juiz Rafael da Silva Marques, da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concedeu liminar em Mandado de Segurança obrigando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul a filiar em seus quadros sociais duas pessoas não formadas em jornalismo. O ato leva em conta a decisão do Supremo Tribunal Federal que, em junho do ano passado, retirou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.


Em seu despacho, o juiz ainda penaliza o Sindicato com multa diária de R$ 100,00 por indivíduo, caso recuse a expedição das carteiras nacional e internacional da categoria, bem como a sindicalização dos dois postulantes.


O fato é visto pela direção do Sindicato como uma interferência indevida nas relações de trabalho, uma vez que, pela decisão do Supremo, não é necessária a emissão de carteira para o exercício da profissão, nem mesmo o registro. No entendimento dos representantes da categoria profissional, a decisão fere o estatuto do Sindicato, uma vez que, para filiação, é necessário o curso superior de jornalismo por se tratar de uma entidade de profissionais.


* Texto boletim/site Sindicato Jornalistas Profissionais Rio Grande do Sul.


Por: Rebeka Cavalcanti

Diante de todo o absurdo lido no texto acima, a única conclusão que podemos chegar é de que realmente estão desvalorizando o trabalho e a dedicação do jornalista que estuda quatro anos de sua vida, dedicando-se para uma informação, um trabalho bem feito para a população. Isso é uma falta de respeito!

Um comentário:

  1. Pois é amiga, quero ver no que isso vai dá. Do jeito que as coisa estão indo quem perde é a população, que receberá notícias dúvidosas e depois colocará a culpa na nossa categoria.

    ResponderExcluir