Bem Vindos

Espaço para notícias, críticas e opniões.

Destino

Tenha sempre bons pensamentos Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras Porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações Porque as suas ações se tranformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos Porque os seus hábitos se transformam em seus valores. Tenha bons valores Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatima Ghandi

sábado, 22 de janeiro de 2011

Hortaliças, carnes, frutas e peixes subiram de preço com mudanças de clima

A hostilidade do clima desencadeou nas últimas semanas um aumento generalizado dos preços dos alimentos. O excesso de chuvas prejudica as lavouras e os rebanhos. O consumidor gasta cada vez mais para encher a sacola. A conta que vem dos céus é alta. Itens essenciais na dieta do brasileiro não param de subir. Para piorar, o escoamento da produção — feito principalmente por via terrestre — também sofre a influência negativa do clima. Transportadores reclamam das más condições das estradas e repassam de forma automática os custos extras com manutenção de veículos e demora nas entregas.

A escalada é visível nas gôndolas dos supermercados, açougues e feiras de todo o país. O tomate subiu 36,23% na segunda semana de janeiro depois de ter aumentado 7,42% na quarta semana de dezembro/2010 e mais 28,03% na primeira semana de 2011. Hortaliças e legumes subiram 8,19% na segunda semana de janeiro e 4,55% na primeira semana do ano. A abobrinha saltou 24,97% na segunda semana de janeiro. Os preços de aves e ovos também subiram: 1,88% na segunda semana de janeiro, 4,19% em dezembro 2010 e 3,28% na primeira semana de janeiro. O frango em pedaços valorizou-se 3,83% em dezembro, 3,30% na primeira semana de janeiro e mais 1,92% na segunda semana do mesmo mês.

No caso das carnes, o efeito das chuvas se juntou a outros fatores. O aumento dos preços internacionais e a liberação da carne brasileira para os mercados de vários países foram responsáveis por mudanças significativas no mercado interno. As famílias estão pagando caro para incrementar o almoço e o jantar do dia a dia. A picanha e a alcatra subiram, respectivamente, 1,17% e 7,13% na segunda semana de janeiro. Outros cortes experimentaram saltos semelhantes.

O mesmo vem acontecendo com peixes e frutos do mar.
A advogada Catarina Catta Preta, 32 anos, reclama dos aumentos repentinos. Acostumada a comer fora de casa com frequência, ela conta que tem gastado mais. “O preço do almoço a quilo já subiu cerca de R$ 2”, afirma. Já a economista Vanderléia Radaelli, 33 anos, acha o valor dos sucos naturais desproporcional. “Não entendo por que isso acontece”, completa. O engenheiro Marcelo de Aguiar, 38 anos, está assustado com o que vem ocorrendo. “Os restaurantes deveriam avisar aos clientes antes de aumentar os preços”, reforça.

O gerente de um self-service de comida vegetariana, Marco Moisés, explica que os insumos têm aumentado. Mas, negociando com os fornecedores, ele consegue descontos para cada produto. A exceção é a laranja, consumida in natura e em sucos. “As folhas têm piorado a qualidade e nossa nutricionista faz que com muita quantidade seja colocada no lixo. O fornecedor entendeu o problema e sempre manda, por exemplo, em vez de 10 alfaces, 15 alfaces, para compensar a queda de qualidade. Fazemos esforços para manter a qualidade da comida que servimos à clientela”, completa. A arquiteta Briane Bicca, 65 anos, adverte: “O custo de vida de Brasília sempre foi muito alto. Moro em Porto Alegre(RS) e lá o preço é muito mais baixo”.

Frete

O clima desfavorável também tem se refletido nos preços do transporte de cargas. Estradas esburacadas inflacionaram o frete, que aumentou 24,5% nas últimas quatro semanas, segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Carga (ANTC). O corretor autônomo, Breno Pires, da Ceasa/DF, afirma que uma viagem de Brasília para o Rio de Janeiro custa R$ 120 por tonelada/quilômetro. O presidente da Ceasa DF, Júlio Menegotto, explica que os preços devem subir porque, depois das chuvas, os atacadistas estão buscando produtos em Goiás e na Bahia para abastecer os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.

O economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Braz explica que os preços dos produtos in natura sobem e descem com mais rapidez por causa dos ciclos curtos de produção, o que não ocorre com os produtos do agronegócio ou semi-industrializados, ou ligados ao mercado externo. O agrônomo da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Botelho reforça que a alta demanda vinda dos países emergentes, especialmente da China, e os baixos estoques, associados ao real valorizado, criam problemas no mercado interno, mas aumentam a receita cambial do governo federal.
Do Correio Braziliense

Um comentário:

  1. Minha Nossa Senhora....

    Do Jeito Que Vão Indo as Coisas, O Brasileiro Só Vai Conseguir Colocar No Prato de Sua Familiaa a Farinha e o Sal... rsrsrsrs

    ResponderExcluir