Bem Vindos

Espaço para notícias, críticas e opniões.

Destino

Tenha sempre bons pensamentos Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras Porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações Porque as suas ações se tranformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos Porque os seus hábitos se transformam em seus valores. Tenha bons valores Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatima Ghandi

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dica para a criação de um portfólio acadêmico

O QUE É PORTFÓLIO?

É um instrumento pedagógico de indentificação da qualidade do ensino aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor. Consiste nos trabalhos que estão em andamento, que são uma lista de trabalhos de um profissional ou estudante.Tem como objetivo de fazer uma reflexão critica sobre o processo acadêmico visando a melhoria de competências,atitudes ou conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica.

ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO

Termo de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimenal.

FUNÇÃO DO PORTFÓLIO

É um diário de aprendizagem onde registramos,constantemente, a partir da pesquisa , uma seleção de amostras do nosso trabalho,nossas dúvidas e nossas conquistas.Reunindo todos os documentos relevantes para a avaliação do desempenho,podendo estabelecer uma estreita relação com a historia e a trajetória do desenvolvimento profissional.O portfólio ainda permite que os estudantes possa ter uma análise comparativa quando aprecia portólio de outros estudantes,colegas ou não da jornada acadêmica.
Com o Portfólio o professor passa a ter um diálogo com cada aluno de forma individualizada,pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, sendo assim uma forma de valida a aprendizagem de conhecimentos atráves do Portfólio.

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO

* Obter Conhecimento dos assuntos especifícos;
* Levar o aluno ao universo de pesquisa;
* Demostrar o aprendizado adquirido no decorrer do semestre;
* Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado avaliado pelo professor;


ESTRUTURA DO PORTFÓLIO

Normalmente tem uma estrutura próxima da que se segue:Capa, Índice, Introdução, Desenvolvimento pessoal, Desenvolvimento social, Desenvolvimento académico, Conclusão e Anexos.No portfólio Acadêmico é possível postar coletânea de aulas,trabalhos,provas,exercícios e informações atuais,anotacões que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno.Desta forma irá refletir o ritmo e a direção do seu crescimento.

VANTAGENS DO PORTFÓLIO

* Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizaçõe;
* Desenvolve o senso de colaboração e ajuda mútua entre o grupo de formação acadêmica;
* Permite a Instituião de ensino uma avaliação mais dinâmica do processo de ensino e aprendizagem produzido,por ela e seus profissionais,com foco nas competências estabelecidas e o atendimento do mercado profissional onde está inserida.
* O aluno terá uma visão mais ampla de seu aprendizado,de forma mais intensa quando a elaboração de seu portfólio acadêmico individual.


Fonte: Blog da Dayse de Sousa (Faculdade JK - Valparaíso - GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário