Por: Rebeka Cavalcanti
A mídia opera com a globalização a capacidade de interconectar o planeta através de satélites, cabos, em fim, redes infoeletrônicas. O mundo de hoje é um mundo totalmente voltado à mídia, alienado por tudo o que ela transmite. O receptor (no caso nós cidadãos) recebe a informação nem sempre do jeito de que é realmente. Como nos jornais impressos, por exemplo, que transmitem a mesma notícia, sendo qe podemos interpretar de varias formas, enquanto um jornal faz uma crítica, o outro faz um elogio com a mesma notícia.
Vivemos hoje em um mundo totalmente alienado. A globalização, o crescimento juntamente com a mídia, causa uma repercussão tremenda na vida de todos, pois mostra, na maioria das vezes, uma realidade totalmente desfigurada podendo causar danos as pessoas.
Outra onda da globalização são os serviços de telefonia e transmissão de dados, o que antes mais repercurtia a TV.
Os benefícios sociais são os primeiros a inovar no espaço da comunicação, da tecnologia em benefío da sociedade. Isso pode ser claramente exemplificado pelos primeiros jornais operários, na Inglaterra e na França, ainda no século XVIII, e no Brasil a imprensa libertária foi muito marcante no início do século XX. Com a internet, o processo não foi diferente. A importância desse veículo de comunicação revolucionário não é contestada, pois há um risco imenso de exclusão social, além de tornar vulnerável a segurança do país, em virtude do descontrole das informações contidas na rede.
Infelizmente, um meio de comunicação tão importante e útil como a internet, também se torna uma arma perigosa causando danos às pessoas, não só a internet, mas também qualquer meio de comunicação usado indevidamente. É um caso preocupante, pois se no futuro continuar essa repercusão iremos parar em uma era digital perigosa, até mesmo causando risco a própria paz mundial e espiritual.
30 de maio de 2009
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Infelizmente é verdade, um dos nossos melhores meios de comunicação que é a internet, está virando uma arma perigosa nas mãos erradas.
ResponderExcluir