Bem Vindos

Espaço para notícias, críticas e opniões.

Destino

Tenha sempre bons pensamentos Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras Porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações Porque as suas ações se tranformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos Porque os seus hábitos se transformam em seus valores. Tenha bons valores Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatima Ghandi

sábado, 20 de junho de 2009

Jornalismo: "Competência ou mera informação"

Por: Rebeka Cavalcanti


Há os que dizem que jornalistas são aquelas pessoas chatas, inconvenientes, ao qual olham a vida dos famosos, sempre chegam onde não são chamados e só escrevem aquela notícia já formulada. Na verdade o jornalista é aquele que com seus conhecimentos, sua arte da escrita, transformam um simples assunto em um grande "baú" de conhecimentos.
A alma de um jornalista está em sua mente, com seus conceitos e ideias utilizando sua ética em tudo o que faz, ou seja, por muito tempo estudam para adquirir e melhorar tais conhecimentos.
Recentemente o STF (Superior Tribunal Federal), derrubou a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. Essa decisão causou críticas e revoltas a maior parte de nossa sociedade e expõe os jornalistas a riscos e fragilidades democráticas. Hoje, qualquer pessoa, pode exercer a função de um jornalista sem medo e receio, pois tanto tempo de estudos e dedicação de um profissional de jornalismo não valerá absolutamente nada aos olhos dos empregadores.
Esta decisão, veio a favorecer as empresas de mídia, onde será mais viável pagar mais barato por um serviço jornalístico sem qualidade do que pagar a competência e ética de um profissional qualificado.
Espera-se da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que recorra ao Congrasso Nacional para estabelecer o direito que foi sonegado pelo Supremo Tribunal Federal à sociedade de um jornalismo sério, competente, de qualidade.


20 de Junho de 2009

2 comentários:

  1. Boa colocação.
    Também achei isso uma grande falta de respeito com os jornalistas.

    ResponderExcluir
  2. Como jornalista concordo que estamos sendo desmoralizados com essa decisão.

    ResponderExcluir