Bem Vindos

Espaço para notícias, críticas e opniões.

Destino

Tenha sempre bons pensamentos Porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras. Tenha boas palavras Porque as suas palavras se transformam em suas ações. Tenha boas ações Porque as suas ações se tranformam em seus hábitos. Tenha bons hábitos Porque os seus hábitos se transformam em seus valores. Tenha bons valores Porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.

Mahatima Ghandi

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Violência contra a mulher em Pernambuco

Por: Rebeka Cavalcanti

Não precisamos esclarecer o porquê deste tema, ou seja, o histórico de violência contra a mulher é um fato sempre polêmico infelizmente, pois ainda não foram adotadas medidas tão eficientes e principalmente a conscientização da maioria das mulheres para denunciar os agressores.

O medo sempre tomou conta da vida de muitas mulheres, tanto o medo de perder a vida, como também de perder um filho ou alguém muito querido. Por meio de tanta pressão psicológica, elas se submetem a todo o tipo de violência possível, o que é chocante.

Várias mulheres são espancadas, vítimas de abusos sexuais, exatamente o “objeto” do agressor, onde na maioria das vezes o inimigo dorme em seu leito. Esse tipo de mulher não tem a capacidade de ir a uma delegacia por medo e vergonha pelo o que as pessoas irão dizer. Não vivem, porém vegetam, vendo sua vida simplesmente passa por seus olhos e por falta de um esclarecimento submetessem a uma vida de horror.

Mesmo com a adoção da Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), em que defende os direitos das mulheres, criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, ainda vemos um índice elevado de violência e até homicídio.

Normalmente os casos de homicídios registrados são de mulheres assassinadas pelos próprios companheiros que não aceitam o fim do relacionamento. Geralmente vemos esse tipo de crime em comunidades de baixa renda, onde a desigualdade social mais influencia este tipo de atrocidade. A violência contra a mulher cresceu 30% este ano no país, um número assustador. Mesmo com campanhas e protestos, o índice de violência é crítico.

O gráfico detalha o índice de violência contra a mulher no período de 2004 a 2009:


Fonte: Secretaria da Mulher de Pernambuco

São dados assustadores. De fato, a sociedade tem que tomar uma atitude e não fechar os olhos para esse problema que vem chocando o pais. Esperamos maior conscientização de toda uma nação para que nós mulheres possamos olhar a todos sem medo e de cabeça erguida.




27 de agosto de 2009

4 comentários:

  1. Amiga, seu blog tá muito show!
    Percebe-se que você será uma profissional brilhante. Espero que continue assim, que chegará ao topo.
    Parabéns pelo desenvolvimento acima, que além de relatar um assunto bastante discutido em nossa sociedade, você soube repassá-lo com total clareza.
    Beijos e admiração :*

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse é um tema bastante discutido. Gostei da colocação e de como a notícia foi abordada. Parabéns, sucesso.

    ResponderExcluir
  3. É uma tristeza saber que nós mulheres estamos cada vez mais sendo vítimas. Parabéns por essa sua iniciativa e de discutir e esclarecer sobre este assunto. Muita sorte e paz.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Excelente msm... e além de tudo, um trabalho de grande importância p sociedade!
    Continue assim... esbanjando talento e contribuindo para um mundo mais justo
    bjOs
    =D

    ResponderExcluir